quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Saber e Trabalho...

“Professor, não vou fazer essa tarefa porque eu não sei”. A fala de um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental pode levar o professor a repensar sua prática, a olhar para seus alunos de maneira diferente, sobretudo numa época em que boa parte dos alunos da escola pública têm a escola como principal espaço de lazer e sociabilidade. A impressão que se tem é que os estudantes adoram a escola, “só não gostam de estudar”, como disse uma professora. Todavia é preciso evitar generalizações desse tipo, pois acredito que a maioria dos alunos gosta de estudar, embora algumas confusões passem pelas suas cabecinhas. É aí que entra o trabalho do educador: explicar, entre outras coisas, que a escola não é extensão da casa de ninguém; professor e professora não estão no lugar do pai e da mãe, como se dizia antigamente. A hipótese que eu defendo é a de que as autoridades escolares têm consciência disso, só não transmitem diretamente aos estudantes com receio de que esses passem a achar a escola uma chatice. Esse tipo de pensamento é um dos grandes obstáculos a ser enfrentados pelo conjunto dos educadores. Ora, se faz necessário clarear que a escola é um espaço de aprendizagem e de construção do saber, e, conforme Marilena Chauí (Cultura e democracia, 1993), “O saber é um trabalho” (p. 4). E, acrescenta a autora: “Só há saber quando a reflexão aceita o risco da indeterminação que a faz nascer, quando aceita o risco do não contar com garantias prévias e exteriores à própria experiência e à própria reflexão que a trabalha.” (p. 5). Assim, é importante explicar aos alunos que estudar é difícil mesmo! E que não há fórmulas mágicas para se aprender sem um árduo esforço cotidiano no sentido de enfrentar os desafios e superar as nossas limitações, sejam elas quais forem.

3 comentários:

  1. gostei muito, sou professora de ed. física e percebo a cada dia que realmente os alunos adoram a escola para sair de casa. Estudar não é a prioridade da maioria1 mas pode ser....

    ResponderExcluir
  2. sou professora, e também percebo essa realidade!

    ResponderExcluir
  3. A ausência de compreensão e de compromisso, no que diz respeito à escola pública, faz com que a educação seja um peso, um castigo. Contudo, há uma clara necessidade de compreendermos o sentido, a grandeza do estudo e, assim,assumirmos para nossos vidas junto com os alunos entusiasmo pelo estudo, bem como pela pesquisa.

    ResponderExcluir